Curso promove atualização e reciclagem, levando conhecimento e contribuindo para a formação dos dirigentes.
O evento aconteceu em Maracás, teve início às 9 horas da ultima quarta-feira e se estendeu até o dia seguinte (12). Palestras, debates foram realizados nos dois períodos (manhã e tarde), como forma de promover a atualização e reciclagem levando conhecimento e contribuindo para a formação dos dirigentes.
Foram quase dois dias de intensos de estudos e debates. O curso serviu para preparar e aperfeiçoarmos os dirigentes para combater as invertidas dos patrões e melhorar o planejamento de lutas frente ao arrocho imposto pelo capital.
Presentes e muitos participativos estavam treze dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Mineiros de Maracás e Região – Stim-Maracás, Cinco dirigentes do Sindicato dos Mineradores de Brumado – Sindimine. Como palestrantes, Aurino Pedreira da Fetim e CTB, Aurelino Bispos do Stim-Candeias e da Fetim, além dos Companheiros Laercio Almeida do Stim-Camaçari e Luiz Vitorio das Neves do Stim-Candeias.
A realização de cursos para atualização política e sindical dos dirigentes dos Sindicatos entrou para o calendário anual da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos e Mineradores do Estado da Bahia – Fetim e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB. Segundo o Presidente da Fetim, Aurino Pedreira, é de fundamental importância, sobretudo neste momento, em que o país vive uma das piores crises, com ameaça à democracia, constante ataques aos direitos dos trabalhadores. "Precisamos não apenas entender este momento, mas saber como agir e combatê-lo", enfatiza.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.