STIM-Maracás e trabalhadores se reúnem em demonstração de unidade.
Nesta terça-feira (27/8), o STIM Maracás e todos trabalhadores da Fagundes Construção e Mineração que laboram na Mina Vanádio de Maracás, reunidos na localidade de Pé de Serra, reivindicaram a reintegração do companheiro Osmar Santos dos Santos.
Osmar é dirigente sindical e por sua atuação firme e coerente em defesa dos direitos e garantias dos seus companheiros de trabalho foi demitido pela empresa no dia 22 deste mês.
A Fagundes já é reincidente neste tipo de ação. A empresa firma acordo com sindicato que não detém a base, sem conhecimento dos trabalhadores, e quando o acordo é anulado pela Justiça do Trabalho, dispensa trabalhadores doentes, prática de assedio por sua chefia. Não à toa que há poucos dias teve reintegração de um outro companheiro.
Numa mostra de união, todos os trabalhadores, com a liderança do STIM Maracás, realizaram uma parada, onde contaram também com a colaboração de funcionários de outras terceirizadas e companheiros dos Mineradores de Brumado, STIM Camaçari, STIM Candeias e a Fetim, forçando a empresa a reintegrar o companheiro Osmar, que foi demitido injustamente, ou melhor, por cobrar da empresa melhores condição de trabalho.
Na mesma oportunidade, os dirigentes presentes conseguiram conversar com representantes da empresa Medil na presença de representante da Vanádio para atualização dos salários, ficando pactuado que não ocorrerá mais esta situação de atrasos.
Ainda seguindo a atuação vitoriosa, foi firmado acordo com a empresa Amil para concessão do benefício de cesta básica para todos os seus trabalhadores.
A presidenta do STIM Maracás, Patrícia Souza, ao final agradeceu a todos os dirigentes e trabalhadores presentes à mobilização que resultou em grande avanço para os mineiros que trabalham naquela planta. Ainda solicitou de todos filiação ao STIM Maracás para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.