Notícias

Patrões dificultam negociação da Campanha Salarial dos Metalúrgicos

Geral, 01 de Agosto de 2019 às 00:57h

 
Apesar de todo esforço dos metalúrgicos na mesa de negociação, os patrões têm dificultado o entendimento por um acordo da Campanha Salarial 2019. Os representantes da empresa oferecerem apenas 2,5% de reajuste salarial, percentual abaixo da inflação e bem distante dos 7% reivindicados pela categoria. Além disso, o setor empresarial quer retirar diversas cláusulas da Convenção Coletiva que garantem direitos dos trabalhadores.Veja abaixo as propostas dos trabalhadores e as propostas das empresas.
 
Os patrões querem se aproveitar do fraco desempenho econômico que o país atravessa, diante da inoperância do governo federal, que não consegue gerar empregos e movimentar a economia, para rebaixar as discussões sobre reajuste. Todos sabem que apesar da crise, o setor metalúrgicos ainda é um dos mais beneficiados da economia, com
lucros crescentes.
 
Mas os dirigentes sindicais já deixaram claro que os trabalhadores não podem pagar sozinhos o preço da crise e não aceitam migalhas como recompensar pelo trabalho árduo nas fábricas.
 
Os metalúrgicos vão continuar insistindo para que as empresas apresentem uma contraproposta digna e que possa fazer as negociações avançarem. Para isso também é necessário o envolvimento de todos no chão de fábrica, mantendo a mobilização na ordem do dia para superar o jogo duro das empresas nas negociações.
 

CAMPANHA  SALARIAL

- Proposta  Patronal:

  •     Reajuste de 2,5%;
  •     Retirada das clausulas da Convenção Coletiva que tratam das: Parcelas Rescisórias Adicionais, Horas Extras, Rescisão contratual do aposentável, Estabilidade do Aposentável, Estabilidade do Egresso do INSS, a cláusula que trata das férias, 13º salario, FGTS e aviso prévio e a da Garantia de emprego do incapacitado por acidente do trabalho.
  •     Incluir na convenção a prevalência dos acordos frente a convenção coletiva e a legislação Trabalhista.

- Proposta dos Trabalhadores:

  • Reajuste Salarial de 7%; Com reflexos sobre o Piso Salarial, Triênio e Quinquênio e Auxilio Creche, 
  • Cesta Básica
  •  Incluir novas clausulas de proteção ao trabalhador egresso do INSS e contra a rotatividade no mercado de trabalho;                           
  • Construir um acordo aditivo a convenção para o setor de Manutenção e Montagem Industrial.
 
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros