O Sindicato dos Metalúrgicos ajuizou perante o TRT5 a ação rescisória nº 0000249-34.2013.5.05.0000, objetivando o seguimento da execução da relativa ao reajuste salarial de 17,68% sobre os vencimentos relativos a maio/1988 dos trabalhadores da PARANAPANEMA, conhecido como processo da URP. Em 02/12/2015 os desembargadores do TRT5 julgaram procedente a ação rescisória ajuizada pelo STIM, afastando a prescrição declarada no processo da URP e determinando que a PARANAPANEMA apresentasse as fichas financeiras dos trabalhadores para seguimento da execução. A decisão favorável ensejou recurso da empresa ao TST, o qual atualmente encontra-se pendente de julgamento, concluso para voto/decisão no gabinete do Min. Douglas Alencar Rodrigues desde 14/02/2019. Desde o ajuizamento da referida ação rescisória a assessoria jurídica do STIM vem atuando de forma incisiva no caso, inclusive com entrega de memoriais e despachos nos gabinetes de desembargadores e ministros, e sustentações orais, além das petições apresentadas nos autos, a última em 13/02/2019, rebatendo novos argumentos trazidos pela empresa na véspera da inclusão do processo em pauta de julgamento. O STIM e sua assessoria jurídica tem o processo da URP da PARANAPANEMA como prioridade, por se tratar de uma vitória histórica e de extrema relevância para a categoria.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.