Os metalúrgicos participaram ativamente das manifestações em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Em Salvador, pela manhã, foi realizada a tradicional lavagem da estátua de Zumbi, na Praça da Sé, com presença de baianas e grupos culturais do Centro Histórico de Salvador. Já durante a tarde, militantes do movimento negro e com apoio de diversas entidades, como a FETIM e a CTB, fizeram uma grande caminhada pelas ruas do centro de Salvador. O protesto saiu do Campo Grande e reforçou a luta contra o preconceito e pela igualdade.
O Dia 20 de novembro é uma referência à data de morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão, no século XVII. “É um dia que deve ser reforçado em todos os espaços sociais e culturais. Nós da CTB Bahia acreditamos que o respeito e a valorização da cultura negra são à base da mudança para uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Jerônimo Silva, secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.