Notícias

Funcionários da Hydro Alunorte protestam em frente à mineradora

Geral, 19 de Março de 2018 às 10:18h

Pará: A manifestação foi contra a determinação da Justiça que reduziu pela metade as atividades da refinaria Hydro em Barcarena. Essa redução impactou diretamente a unidade de Paragominas onde fica a mina de extração de bauxita
 
Funcionários da mina de bauxita protestaram no fim da tarde desta sexta-feira (16) na praça Célio Miranda, em Paragominas, no sudeste do estado. A manifestação foi contra a determinação da Justiça que reduziu pela metade as atividades da refinaria em Barcarena. Essa redução impactou diretamente a unidade de Paragominas onde fica a mina de extração de bauxita.
 
Diante disso, a empresa decidiu, essa semana, dar férias coletivas para 400 funcionários a partir de abril. A Hydro disse que descarta a possibilidade de demissões.
 
A Justiça do Pará chegou a negar um pedido de liminar da Hydro Alunorte solicitando o retorno das atividades da empresa, que tiveram que ser reduzidas em 50% após determinação judicial. A Comarca de Barcarena justificou a decisão com base no possível risco à vida das comunidades envolvidas e à natureza, após a confirmação de vazamento de rejeitos no meio ambiente.
 
 
 
No dia 17, fotos registraram vazamento de rejeitos da bacia de depósitos da mineradora. Nos dias seguintes, órgãos dos governos estadual e municipal, além do Instituto Evandro Chagas, estiveram no local para vistorias.
 
Desde então, Ministério Público, OAB, Ministério do Meio Ambiente, deputados federais e Governo do Estado destacaram equipes para apurar os danos do acidente e dar suporte às comunidades atingidas.
 
Fonte: O Liberal
Pesquisa e seleção de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros