Notícias

Caso Volkswagen: Fórum de Trabalhadores divulga manifesto

Geral, 09 de Março de 2018 às 15:55h

a manhã desta sexta-feira (2), as centrais sindicais CTB, NCST; Intersindical, CSB e Conlutas se reuniram para debater sobre o caso Volkswagen, que tenta de diversas maneiras inviabilizar o prosseguimento dos trabalhos do Fórum de Trabalhadores(as) que segue lutando por justiça e reparação dos crimes cometidos na ditadura militar.
 
A socióloga e historiadora Márcia Regina Viotto, da Secretaria da Mulher da CTB, representou a entidade no encontro.
 
Além da busca de reparação coletiva às violações que ocorreram durante a ditadura, o Fórum organiza um fundo para investigar e fiscalizar as empresas e está lançando o manifesto O Caso Volkswagen: defendemos negociações públicas e transparentes.
 
Depois de muita pressão, o fórum conseguiu retomar os trabalhos em GT, no Ministério do Trabalho, que está habilitado a funcionar até junho, promovendo audiências publicas nos seguintes estados: Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul. 
 
"Também terá continuidade, a construção de um dossiê em 2018 sobre as lutas dos trabalhadores e a repressão patronal durante a ditadura na Baixada Santista", diz Márcia Viotto.
 
O caso foi tema de audiência pública no último dia 23/2, na Câmara Municipal de Santos.  
 
Sobre a Companhia das Docas, em Santos, onde também ocorreram graves violação de direitos humanos, o fórum trabalha para instaurar inquérito no Ministério Público Federal. Santos conta com um conselho sindical forte que agrega mais de 90 entidades e se compromete com essa luta.
 
Acesse aqui o manifesto.
 
Fonte: CTB
Pesquisa e seleção de Marko Ajdaric 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros