Diante do novo cenário econômico, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense vai preparar, em Volta Redonda, a Campanha Salarial visando a recuperação de perdas salariais. As negociações, segundo os sindicalistas, serão com a perspectiva de recuperação de perdas salariais e ainda reivindicações de melhorias nos direitos e benefícios dos trabalhadores. A direção da entidade sindical promete que, logo após o Carnaval, será dada a largada para um Acordo Coletivo vitorioso, com recuperação e muitos avanços.
O presidente do sindicato, Silvio Campos, lembrou que, nos últimos anos, ao iniciar as mobilizações para a Campanha Salarial, a entidade sindical era porta voz de notícias sem perspectivas favoráveis de retomada no crescimento da indústria, com a situação do mercado ruim, as empresas só apresentavam sinais negativos nas vendas. Ressaltou ainda que, todos esses anos, diante dessa conjuntura, o Sindicato dos Metalúrgicos vem estabelecendo acordos priorizando a manutenção dos empregos, sem abrir mão dos benefícios já conquistados.
Silvio ressaltou ainda que, em janeiro, a própria Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou uma previsão de 3% no crescimento da indústria. Esse percentual, de acordo com ele, é bem favorável em comparação aos números que só vinham caindo. Acompanhado a isso, a previsão sobre o desemprego é de queda de 1%, chegando à casa dos 11% no índice do desemprego no país, que, até então, chegou a alcançar o patamar de quase 15%.
O sindicalista ressaltou ainda que, em 2017, o governo atuou para facilitar a vida de exportadores e importadores de produtos. Já neste ano, a expectativa é que medidas, como o Portal Único do Comércio Exterior ganhe ainda mais relevância, já que todas as operações deverão ser feitas por meio da ferramenta a partir de julho.
Fonte: A Voz da Cidade
Pesquisa e seleção de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.