Nesta sexta-feira dia 06 de outubro, a direção do Stim-Maracás, juntamente com dirigentes da Fetim, realizaram assembleia no portão de entrada da Mineradora Vanádio Maracás, na presença de centenas de trabalhadores da citada empresa, assim como das terceirizadas que laboram na Mina.
Pelos membros das duas entidades foram tratados os seguintes temas: Cenário econômico e politico no Brasil e no mundo e sua influencia no setor mineral; contexto atual da mineração na Bahia já que esta é hoje o quinto maior produtor mineral do Brasil; geração de emprego no setor mineral; reforma trabalhistas e seus danos para os trabalhadores; filiação; decisão judicial obrigando a Empresa reintegrar a companheira Patrícia, fato considerado uma vitória do Stim e de todos os trabalhadores e para finalizar solicitação a Vanádio da implantação do café da manhã para todos os trabalhadores daquela planta.
Este ultimo item foi aplaudido por todos trabalhadores presentes que durante todo tempo da assembleia se fizeram atentos, a diretoria do sindicato enviará um oficio à empresa solicitando uma reunião para tratar do assunto, apesar de no final todos os dirigentes foram convidados a dirigir-se até empresa juntamente com o gerente de RH onde passaram para este representante da Vanádio a necessidade da implantação do café e a questão da descarga de composto de amônia na área próximo ao Rh.
Quanto às terceirizadas nós vamos procurar seus representantes para tratar dos acordos e outras questões, aquelas que fizeram acordos com sindicatos que não possuem base nem representatividade em Maracás serão questionados na justiça.
Parabéns a todos e a todas que durante toda assembleia ficaram ao sol quente não arredaram os pés, mas com toda atenção voltada para as falas dos dirigentes sindicais. Sindicato forte é sindicato com associados, portanto, procure um diretor e faça sua filiação.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.