Notícias

Assembleia aprova acordo da Campanha Salarial

Geral, 18 de Setembro de 2017 às 17:17h

Reunidos em assembleia na sexta-feira (15), os trabalhadores do setor metalúrgico e de mineração aprovaram o acordo da Campanha Salarial, com base na proposta encaminhada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no processo de mediação. O reajuste salarial foi de 3%, além de aumentos significativos no piso e nos triênio e quinquênio.
 
O acordo, que tem duração de dois anos (2017/2018), é fundamental para assegurar durante todo esse período os direitos e benefícios previstos na Convenção Coletiva, num momento de grande dificuldade enfrentado pela classe trabalhadora no Brasil. 
 
Tendo em vista que as regras da nefasta reforma trabalhista de Temer entram em vigor a partir de novembro deste ano, o acordo aprovado pelos metalúrgicos é fundamental, já que protege os trabalhadores ao preservar direitos históricos que o governo federal, com a reforma, permite que sejam retirados pelo setor empresarial.
 
O reajuste salarial foi acima da inflação, tendo especial crescimento também o valor do piso salarial e de benefícios como triênio e quinquênio. Apesar da crise econômica, e da dificuldade criada pelo sindicato patronal, foi possível garantir aumento acima da inflação, num período tão conturbado e de difíceis negociações salariais na maior parte do país.
 
Este ano, com a intransigência patronal nas negociações, foi preciso recorrer à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, atrasando a definição da Campanha Salarial. Por isso, em muitas empresas foram fechados acordos específicos, com conquistas importantes. Além da discussão geral, com avanços na remuneração, na PLR e benefícios como a cesta básica, em várias fábricas.
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros