A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB é uma das organizações mais renomadas na defesa dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos brasileiros. Ao longo de sua história esteve presente em momentos simbólicos que contribuíram efetivamente para a redução das diferenças políticas existentes no Brasil. Conta hoje com mais de 850 mil advogados regularmente inscritos nos 27 estados brasileiros.Com o passar dos anos a instituição passou a adotar e dinamizar dentro de sua estrutura organizacional, dezoito comissões permanentes de trabalho que possuem o papel de assessoramento do presidente do Conselho Federal, mas especialmente elaborar trabalhos, instaurar processos, emitir pareceres e atuar para garantir o acesso à justiça na busca dos direitos sociais.Entre estas comissões, está a Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, que desde o dia 04 de Setembro de 2013, por designação do Presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, é integrada por Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, ativo militante da UNEGRO.
Carlos, que atualmente é Ouvidor Nacional da Igualdade Racial da Presidência da República, irá se juntar a mais 04 integrantes da comissão desde já. Ele reconhece o tamanho do desafio mas apesar de jovem tem uma vasta experiência no tema, incluindo uma especialização de políticas públicas no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial, além de Direito Público e Controle Municipal.
A militância social e politica sempre estiveram muito presente no seu cotidiano. Foi assessor jurídico na Câmara Municipal de Salvador, consultor de diversos municípios baianos e destacado militante do PCdoB, são alguns dos diversos espaços ocupado por este jovem negro que faz da profissão um instrumento de defesa da questão racial no Brasil.
Fonte: UNEGRO
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.