Notícias

Temer escancara a maior reserva de ouro do Brasil para os estrangeiros

Geral, 19 de Abril de 2017 às 16:25h

Uma portaria publicada na edição do dia 7 de abril do Diário Oficial da União escancara uma imensa área da Amazônia rica em ouro para os monopólios estrangeiros. Editada pelo Ministério de Minas e Energia de Michel Temer, a portaria indica a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (RENCA) criada em 1984.
 
A reserva localizada em área de 46 mil quilômetros quadrados de floresta entre os Estados do Amapá e do Pará é rica, sobretudo, em ouro, mas também tântalo, minério de ferro, níquel, manganês e outros. A mineração na área de proteção é proibida há mais de 30 anos e várias aldeias indígenas foram assentadas na região.
 
Segundo a portaria do ministério, "a extinção da RENCA viabilizará o acesso ao potencial mineral existente na Região e estimulará o desenvolvimento econômico dos Estados envolvidos". Na prática, isso significa que um imenso patrimônio natural nacional passará a produzir riqueza para poucas e grandes empresas.
 
Vitor Bicca, que dirige o Departamento Nacional de Produção Mineral, afirmou que a área pode ser tão representativa quanto Carajás é para o minério de ferro. "Acreditamos que nessa área possa ser desenvolvido um projeto ímpar no mundo, com uma gigantesca atratividade para ouro", disse.
 
A expectativa do governo é que leilões de áreas comecem a ocorrer ainda esse ano e o grande número de requerimentos para exploração da reserva pelas mineradoras é um indicativo de "sucesso" dos leilões.
 
Além da extinção da reserva, o governo de Temer apresentou uma série de medidas para facilitar a exploração das nossas riquezas por empresas privadas, como a autorização para atividades de mineração em zonas de fronteira e a criação da agência nacional de mineração, para atender os interesses das mineradoras. 
 
 
Fonte: Hora do Povo, edição 3528 de 19 de abril
Pesquisa e seleção de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros