Notícias

Greve na Latecoere

Geral, 29 de Novembro de 2016 às 17:25h

Os metalúrgicos da Latecoere, em Jacareí (SP), entraram nesta quarta-feira (23) no segundo dia de paralisação por tempo indeterminado. De acordo com o sindicato da categoria, os trabalhadores não irão aceitar o rebaixamento dos salários e direitos e rejeitaram, por ampla maioria, as duas últimas propostas apresentadas pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

A FIESP, que representa o setor aeronáutico nas negociações da campanha salarial, havia oferecido um índice de 7% de reajuste salarial retroativo a setembro ou 5% de reajuste para janeiro de 2017, mais abono de R$ 1.500. Os trabalhadores reivindicam um índice de 9,62% de reajuste salarial.

A paralisação teve início após uma assembleia no dia 22, na entrada da fábrica

"Os trabalhadores entenderam que sem luta não haverá avanço nas negociações. As propostas da Latecoere representam uma redução nos salários e direitos dos metalúrgicos. Por isso, é muito importante a união entre os trabalhadores nesse momento", afirma o diretor do Sindicato, José Eduardo Gabriel.

A paralisação continuará até que a empresa procure o Sindicato com uma nova proposta.

NOTA 1: A Latecoere contrata cerca de 420 operários e produz as fuselagens utilizadas pela Embraer na fabricação dos aviões.

NOTA 2: nós da FETIM procuramos informações posteriores ao dia 23, mas não há, em nenhuma fonte online.

Fontes consultadas: TV Vanguarda e Diário de Jacareí
Pesquisa, seleção e texto final de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros