Os operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda (RJ) aprovaram a proposta patronal de reajuste de 5% em seus salários, em assembleia realizada ontem à noite, informou o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. O pedido inicial dos trabalhadores era de um aumento com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A oferta da CSN foi aceita por 3,5 mil empregados que participaram da reunião, enquanto 2,8 mil votaram por greve. O processo se arrastava desde maio e uma resolução se desenhou nesta semana. Silvio Campos, presidente do sindicato, lembra que desde a crise de 2008 não havia essa queda de braço com a siderúrgica. O aumento passa a valer apenas em janeiro.
Uma das garantias dadas pela CSN foi a de que o acordo coletivo do ano que vem já terá como ponto de partida o reajuste pelo INPC — a partir de 1º de maio. Dentre os benefícios está o reajuste de 5% para o vale alimentação, com extra de R$ 2 mil, e para o auxílio creche.
Fonte: jornal Valor
pesquisa e seleção de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.