Os impactos da crise do capitalismo no setor mineiro e metalúrgico foi um dos temas debatidos na “1ª Conferência Latino-americana e Caribenha de Metalúrgicos, Mineros e Afins”, que ocorreu na capital peruana Lima na última terça e quarta-feira (16 e 17).
O metalúrgico da Bahia Francisco Sousa, que é secretário-geral da UIS Metal (União Internacional dos Sindicatos de Metalurgia e Mineração), participou do evento, parte do 14º Congresso Nacional Ordinário da Federação Nacional de Trabalhadores Mineiros Metalúrgicos e Siderúrgicos daquela país (FNTMMSP), filiada à Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP).
Na sua avaliação, a atividade foi exitosa. “Encaminhamos duas novas filiações à UIS com os trabalhadores e trabalhadoras da Venezuela e da Bolívia”, informou o dirigente ao Portal CTB.
Segundo ele, outras medidas para facilitar a comunicação dos sindicatos e federações do setor, em toda a região, também foram adotadas. São elas: a elaboração do site da UIS e um boletim digital como principais meios de difusão das informações do ramo.
Golpe no Brasil
O presidente da CTB Minas Gerais e da FitMetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), Marcelino Rocha e a secretária-geral da seção estadual da central no Rio Grande do Sul, Eremi Melo também integraram a delegação brasileira no evento.
Em sua intervenção, Marcelino alertou os participantes sobre o golpe em curso no Brasil e as ameaças que este governo interino traz à soberania nacional e aos direitos sociais e trabalhistas conquistados nos últimos anos. Ele citou como exemplo o fim da política de valorização do salário mínimo entre outras políticas neoliberais que vão na contramão dos interesses da classe trabalhadora.
No fim do encontro, em um gesto de solidariedade ao Brasil, todos os participantes se levantaram e gritaram numa só voz “Fora, Temer”. A próxima conferência deve ocorrer no primeiro semestre de 2017 e terá como país sede a Venezuela.
Érika Ceconi - Portal CTB
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.