Santa Branca (SP): Após três dias de paralisação, os operários da Wirex Cable de Santa Branca (na região de Taubaté) encerraram a sua greve e voltaram ao trabalho na manhã desta quinta-feira (dia 11).
Segundo o sindicato dos metalúrgicos, os motivos são a falta de pagamento das verbas rescisórias de 122 trabalhadores demitidos entre novembro de 2015 e março de 2016 e a regularização do pagamento do FGTS e INSS de quem ainda está empregado na fábrica.
A paralisação terminou depois que os trabalhadores aprovaram em assembleia na manhã do próprio dia 11 a proposta da empresa.
A greve começou na última segunda-feira (8) depois que a empresa descumpriu um acordo feito com Ministério do Trabalho para regularizar o pagamento das verbas rescisórias de funcionários demitidos entre novembro de 2015 e maio de 2016.
O sindicato informou que, com o acordo, pretende dar tempo de três meses até que a empresa venda parte de seus ativos e regularize a situação com os funcionários demitidos.
A Wirex Cable é a segunda maior empregadora de Santa Branca, cidade que tem 14,5 mil habitantes. A empresa tem 220 trabalhadores em atividade e produz cabos elétricos e automotivos. Esta é a quarta vez neste ano que os trabalhadores entram em greve para reivindicar pagamento de salários ou direitos atrasados.
Adaptamos de G1
Pesquisa, seleção, ilustração e texto final de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.