A Secretaria de Comércio Exterior vai iniciar investigação sobre suposta existência de dumping [ação ou expediente de pôr à venda produtos a um preço inferior ao do mercado - nota da FETIM BA] em importações de aço plano laminado a quente oriundas da China e da Rússia para o nosso país, segundo circular publicada nesta quarta-feira, dia 20, no Diário Oficial da União.
O processo foi aberto após queixas enviadas em abril deste ano pelas direções das empresas ArcelorMittal Brasil, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e Gerdau, que reclamam que as exportações de chapas e bobinas a quente por empresas de Rússia e China rumo ao Brasil estão prejudicando a indústria siderúrgica local.
Segundo a Secex, a análise da investigação envolve exportações da Rússia e China ao Brasil entre 2013 e o final de 2015.
Laminados planos a quente de aço costumam ser utilizados em uma série de aplicações na indústria, desde autopeças e máquinas e equipamentos a vagões ferroviários e oleodutos.
A circular não identifica as empresas exportadoras do produto alvo da investigação, tampouco os importadores do material que podem ser afetados por medidas como imposição de sobretaxas
Fonte: adaptamos texto de Cenário
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.