O Dia Nacional de Luta e Paralisações começou cedo para os funcionários da Papaiz, em Salvador. Os trabalhadores foram recebidos pelos representantes do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, por volta das 5h30min da manhã, e participaram de uma assembleia na porta da fábrica.
O trânsito da região foi parado durante a mobilização. Mais de 1000 trabalhadores ouviram atentamente sobre as pautas de reivindicações do dia de luta, como jornada de trabalho de 40 horas sem redução de salários, fim do Fator previdenciário e recuperação do poder de compra dos aposentados e combate à terceirização, entre outras. O Sindicato também destacou as reivindicações da campanha salarial, que está em processo de discussão com os patrões.
Depois de mais de 5 horas de paralisação e assembleia, os trabalhadores voltaram para casa e o trânsito foi liberado na região. “Esperamos que as negociações da campanha salarial, bem como as pautas de reivindicações do dia de luta, sejam ouvidas e aceitas pelo patronato e pelo Governo”, diz Adson Batista, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.