Em reunião, a Frente Brasil popular e a CTB Bahia decidiram transferir para a quinta-feira (2/6), o ato em defesa da Previdência Social, que aconteceria na terça (31). O local e horário foram mantidos. A concentração será às 9h, em frente ao Mercado Modelo, com caminhada até a agência do INSS, na rua Miguel Calmon, no Comércio.
O adiamento foi necessário, uma vez que a possibilidade de greve dos rodoviários atrapalhou a mobilização para a manifestação. “Agora estamos reforçando a convocação dos sindicatos e entidades do movimento social para participar do ato na quinta-feira. Nunca é demais lembrar a importância da Previdência Social na vida dos brasileiros. É a Previdência Pública que garante a aposentadoria, a licença maternidade, o auxílio doença e tantos outros benefícios para os trabalhadores e a população em geral”, ressaltou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.
O ato é parte da mobilização nacional em defesa da Previdência Pública, convocada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -CTB e a Frente Brasil Popular para abrir mais uma temporada de lutas e resistência popular contra o golpe em curso no país.
Segundo o Sérgio Pardal Freudenthal, advogado especialista em direito previdenciário, o governo provisório de Michel Temer não apenas ameaça com novas reformas na Previdência Social, como também, de uma canetada só, desmontou o sistema previdenciário brasileiro. "Se não houver alguma resistência, depois será muito difícil reestruturar o Seguro Social", diz.
"O pior de tudo", afirma, "é que, com a desculpa de redução dos ministérios, distribuíram a Previdência Social de forma reacionária e vil, igualzinho à ditadura militar de 1964. O INSS, autarquia importante e histórica para os trabalhadores brasileiros, foi entregue a um tal de Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e o resto da Previdência (inclusive retirando o Social do termo) foi para o Ministério da Fazenda", explica Freudenthal.
A participação de todos neste ato é muito importante e a CTB Bahia está convocando todos os sindicatos para a atividade. “Estamos vivendo um período de grandes ameaças os direitos sociais e trabalhistas. Por isso, vamos manter uma mobilização constante para barrar mais esta tentativa de retirada de direitos dos trabalhadores. Precisamos virar o jogo e barrar o golpe do impeachment no Senado. Para isso, temos que alertar a população sobre as reais intenções dos golpistas que tomaram o poder”, concluiu Aurino Pedreira.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.