Os avanços conquistados nos últimos anos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari foram tema do encontro realizado com o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, e dirigentes da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, na última quarta-feira (25), na sede da entidade.
Durante a visita, o presidente da CTB destacou a importância das conquistas do STIM Camaçari como referência nacional, principalmente os acordos vitoriosos que têm garantido aumento real de salários e benefícios como abono e PLR, impulsionando e estimulando até mesmo a luta de outras categorias no país.
Mesmo com o agravamento da crise na economia, o Sindicato soube, de forma estratégica e com muita habilidade, fechar acordos coletivos que asseguraram a recomposição financeira do trabalhador. Além disso, enquanto o país sofre com o desemprego em massa, os metalúrgicos de Camaçari agem com protagonismo na manutenção da empregabilidade, recorrendo a uma série de medidas que preservaram os postos de trabalho, sobretudo no Complexo Ford.
Durante o encontro, o presidente do Sindicato, Júlio Bonfim, disse que o crescimento da categoria também se reflete no investimento no patrimônio, como a construção do Metal Clube, em Jauá, que contém uma grande infraestrutura e se tornou referência no lazer do trabalhador e sua família. "Para assegurar mais conforto e comodidade ao trabalhador, também estamos agora promovendo a reforma da sede do Sindicato, um investimento que mostra a nossa preocupação em bem atender à categoria", diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.
O projeto "Educação também é com a gente" foi ressaltado como importante política de formação do trabalhador, estimulando os estudos e a capacitação profissional, com aulas de preparação para o vestibular e concursos públicos na sede da entidade.
O encontro com o presidente da CTB discutiu ainda a conjuntura nacional e o papel fundamental da classe trabalhadora na luta contra a série de medidas reacionárias que o governo golpista de Temer que ameaçam as conquistas históricas do povo brasileiro.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.