O documentário 'Realidade e Magia de Jorge Amado', primeiro filme europeu sobre a vida do escritor baiano, deputado constituinte comunista pela Bahia em 1946, foi lançado nesta quarta-feira.
A nossa Federação não vai apenas fazer o registro do evento, cobrindo a atividade, trazendo fotos e depoimentos, como também vai sortear entre os metalúrgicos sindicalizados um avental da Fundação Casa de Jorge Amado.
Até esta quinta-feira (29), você pode enviar um e-mail para imprensa@metalurgicosbahia.org.br com o assunto File de Jorge Amado e resposta (no texto) à pergunta. Em qual livro de Jorge Amado, de cunho social, o personagem Pedro Bala é protagonista?
Sobre o filme
Produzido pela emissora italiana de TV RAI (a grande TV estatal de lá), o projeto tem roteiro de Silvana Palumbieri e foi sugerido pela brazilianist (pesquisadora que estuda a cultura brasileira) e biógrafa de Zélia Gattai, Antonella Rita Roscilli. R
'Realidade e Magia de Jorge Amado' foi realizado em 2012 e apresentado em Roma durante o evento em homenagem ao centenário do autor na Embaixada do Brasil na Itália.
Após a apresentação em Salvador, o filme será exibido no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília e Minas Gerais.
Há a previsão de lançamentos também na França e no Uruguai. O documentário mostra a vida e a obra de Jorge Amado e traz também entrevistas com jornalistas da TV italiana, fotografias e trechos de filmes adaptados dos romances do escritor mais re/conhecido da Bahia.
O file foi lançado na quarta, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho.
Clipagem e edição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.