Em março deste ano, a ociosidade na indústria automobilística do país subiu para 64%. No fim do ano passado, a taxa era de 50%. Para evitar cortes, as empresas recorrem a diversos mecanismos, entre eles, o chamado lay-off: uma espécie de suspensão de contrato de trabalho que ocorre em períodos de dificuldade econômica. Entre as empresas que recorreram à estratégia estão GM, Volkswagen e Ford.
Cerca de 8.000 trabalhadores da indústria automobilística se encontram nessa situação atualmente em São Paulo e na Bahia. Nos três primeiros meses deste ano, a produção caiu 28% em comparação ao mesmo período do ano passado. Desde 2013, 13.000 vagas foram fechadas, e hoje o setor emprega apenas 144.000 pessoas.
Na indústria automobilística,há ainda mais de 30.500 trabalhadores no Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Nesse regime, há redução na jornada de trabalho e corte de até 30% do salário, em proporção equivalente às horas trabalhadas.
Adaptamos de Notícias ao Minuto
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.