O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região conseguiu no dia 5, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da capital de São Paulo (São Paulo tem 2 TRTs, nota da FETIM Bahia), melhorar o pacote de benefícios destinado aos trabalhadores da Eaton, que serão demitidos com a mudança da produção para Guaratinguetá e Valinhos. Cerca de 140 operários poderão ser dispensados.
Após o acordo no TRT, os trabalhadores decidiram encerrar a greve que já durava 16 dias. Antes da paralisação, a empresa propunha pagar só as verbas trabalhistas. Com o início do movimento, a Eaton ofereceu R$ 3.000,00 a cada dispensado, mais três meses de benefícios sociais. Os trabalhadores rejeitaram.
Avanço - A negociação assegura pagamento de R$ 4.200,00, seis meses de plano de saúde e seguro de vida, além do desligamento imediato para quem assim quiser. O diretor José Barros da Silva Neto, que esteve à frente da mobilização, comemora: "Após muita luta e incerteza, chegamos a um patamar digno para os companheiros".
Fonte: adaptamos de Agência Sindical
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.