1) Os empregados da fábrica da Volkswagen de Taubaté realizaram a entrega de um cheque no valor de R$ 126.285, 55 ao Projeto Esperança São Pedro Apóstolo, referente a doações arrecadadas em 2015 por meio do programa "Uma Hora para o Futuro".
Criado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, o programa envolve funcionários da montadora no mundo inteiro e recebe o apoio da empresa. A ação social incentiva os empregados a doarem o valor equivalente a uma hora de seu trabalho por ano em prol de causas sociais desenvolvidas em suas comunidades.
O evento de entrega do cheque simbólico contou com a presença do gerente de Recursos Humanos da fábrica de Taubaté, Mário Celso Marcondes, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Hernani Lobato, e da presidente do Projeto Esperança, Maria da Graça Mota, além de colaboradores da Volkswagen, representantes do Sindicato, voluntários e famílias atendidas pela organização social.
Em Taubaté, o programa beneficia aproximadamente 600 pessoas do bairro Jardim Sônia Maria por meio de atividades culturais, esportivas, aulas de idiomas, informática, oficinas profissionalizantes e atendimentos sociais, além de biblioteca e brinquedoteca.
De acordo com a presidente do projeto, Ivete Almeida, a contribuição dos empregados da Volkswagen é fundamental para o desenvolvimento das atividades sociais, educacionais e esportivas realizadas pela instituição nos últimos anos.
Fonte: Guia Taubaté
2) A multinacional Volkswagen reavaliou o mercado nacional ainda instável e pediu a renovação do acordo do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), implantado no fim do ano de 2015 na planta de Taubaté. Os 4.300 funcionários da montadora na região estão com os empregos garantidos até 27 de outubro.
A proposta acordada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté promove a redução de 20% da jornada de trabalho e 10% dos salários dos trabalhadores envolvidos, cerca de 4 mil pessoas.
A renovação foi assinada junto ao Ministério do Trabalho no fim de fevereiro e tem início a partir do dia 1º de maio, com duração de 180 dias. O PPE implantado em 2015, teve início em novembro e encerra no dia 30 de abril deste ano, um dia antes da renovação ter validade.
O presidente do Sindicato, Hernani Lobato, afirma que busca junto da empresa retomar a liderança do mercado. A planta em Taubaté é responsável pela produção dos modelos Gol, Up! e Voyage.
"Esperamos que o projeto do Gol e Voyage Facelifit alavanquem as vendas da Volks e que a montadora volte ao patamar de produção de antes da crise. Queremos que a Volks retome a liderança de mercado", diz Lobato.
Fonte: Meon
3) O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) vai julgar nesta quarta-feira (9) os recursos da LG e do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté contra a decisão que mantém as 453 demissões na multinacional e determina o pagamento de salários extras como indenização. A sessão que vai julgar os embargos de declaração está prevista para ter início às 13h.
Simultâneamente, o sindicato vai dar início às homologações dos envolvidos no processo judicial. Eles aguardam a ação há três meses e, sem o desligamento, não conseguiram ter acesso a benefícios como seguro desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho (FGTS).
Os embargos são um recurso que, além de suspender o cumprimento imediato da decisão, pedem esclarecimentos sobre o julgamento à Justiça.
Depois de julgados os embargos, a empresa e o sindicato terão prazo de oito dias para recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) ou cumprir a decisão. Se recorrer, a empresa obtém efeito suspensivo da decisão do TRT e pode aguardar para pagar a indenização determinada pela Justiça.
Fonte: TV Vanguarda
contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.