A fábrica baiana da Bridgestone** vai ampliar as exportações de pneus para os Estados Unidos e Europa. Para fazer frente aos novos planos, a unidade instalada no Polo Industrial de Camaçari terá o parque fabril ampliado e modernizado, a partir de investimentos de R$ 255 milhões. Os projetos da multinacional japonesa no estado, que ainda preveem a construção de um centro de distribuição, vão gerar, aproximadamente, 270 empregos adicionais, completando 800 postos diretos de trabalho da empresa na Bahia.
Segundo o presidente da Bridgestone no Brasil, Fábio Fossen, a fábrica de Camaçari já está atualmente operando com a produção full, ou seja, trabalhando os três turnos completos. A unidade produz cerca de 8,1 mil pneus/dia. A perspectiva, com os novos projetos, é alcançar 10 mil. "A ideia para longo prazo, e aí vai depender da demanda do mercado, é chegar a produzir de 14 mil a 16 mil pneus/dia", disse nesta sexta-feira, dia 26, Fossen, na Governadoria, após participar da solenidade em que foram firmados protocolos de intenção com o governo.
O executivo frisou que os investimentos da companhia também são focados para atender a uma futura retomada do crescimento do Brasil. "A Bridgestone está no Brasil há 70 anos e não tem a menor perspectiva de sair nos próximos 170", disse. "Investimos sempre com foco no longo prazo, até porque já passamos outras vezes por problemas do tipo e as crises se resolvem e, depois, retoma-se o crescimento, daí porque quando chegar este momento novamente, vamos estar preparados para crescer ainda mais do que já estamos agora", completou.
Produtividade
No Brasil, cerca de 50% do consumo de pneus concentra-se nas regiões sul e sudeste do país. Hoje, a fábrica baiana atende também ao mercado nacional, além de exportar para a América Latina e, ainda em pouca quantidade, para os EUA. "Para avançar nesse mercado, era preciso ter máquinas mais modernas, e é o que estamos fazendo agora", frisou.
O grupo conta com outras três fábricas no nosso país: Mafra (SC), Campinas (SP) e Santo André (SP), sendo a última a maior do Brasil. "Mas a fábrica baiana agora será a mais moderna e já estamos caminhando para nos tornarmos uma das mais produtivas do grupo na América Latina", ressaltou Fossen. A proximidade de portos (Aratu e Salvador), os altos índices de produtividade da mão de obra baiana e a boa relação com o governo estadual estariam, segundo Fossen, entre os fatores que contribuíram para que a empresa decidisse por investir na unidade de Camaçari.
"Num mundo cada vez mais competitivo, a alta produtividade da mão de obra tem feito a diferença, sendo tão ou até mais atrativa que eventuais incentivos fiscais", afirmou o governador Rui Costa. No mesmo evento, ele firmou protocolo com a Bridgestone para aderir ao programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, no sentido de dar oportunidades a jovens de escolas estaduais que apresentem bom desempenho nos três anos do ensino médio.
Texto de Joyce de Sousa, em A Tarde
**Nota da FETIM Bahia: A Bridgestone, apesar do nome, é um conglomerado japonês da indústria da borracha. É a maior fabricante de pneus do mundo. Fundada na cidade de Kurume em 1931, a Bridgestone inicialmente dedicava-se a abastecer a máquina de guerra do Japão na Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, a companhia cresceu e se expandiu internacionalmente, abrindo sua primeira fábrica fora do Japão em Singapura, no ano de 1965.
Em 1988 a companhia assumiu o controle da Firestone, então a segunda maior dos Estados Unidos. Atualmente, a Bridgestone é líder no mercado de pneus
Contribuição de Marko Ajdaric
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