A Chapa 2 – Mudança para Renovar, apoiada pela CTB e Fitmetal venceu, nesta terça-feira (16), as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Chapecó (SC) e Região.
No total, 1.885 trabalhadores participaram das eleições, comparecendo às 18 urnas espalhadas por Chapecó e Região. A Chapa 2 obteve 1.551 votos (82%), contra 14,5% da Chapa 1 e 2% da Chapa 3. Houve ainda sete votos nulos e oito em braço.
A posse da direção eleita será nesta quarta-feira. O novo presidente, Fernando de Oliveira, garante que a gestão terá a marca do sindicalismo classista, com total transparência, democracia, organização e diálogo constante com a categoria.
“Depois de um processo tão demorado, de 29 anos, teremos que implantar em nossa categoria a cultura do sindicalismo, com benefícios reais para os trabalhadores. Com 7.500 metalúrgicos e metalúrgicas na base, em um total de 41 cidades da região, é inaceitável não termos nada, sequer uma sede ou qualquer tipo de representação”, afirma o novo presidente. “Nosso trabalho será totalmente em prol da categoria. Vamos voltar a trazer os trabalhadores para o Sindicato, com muito diálogo e definindo de forma conjunta nossas prioridades”.
Apoio classista
Para Fernando de Oliveira, o apoio da Fitmetal e da CTB foi fundamental para a vitória. Além do esforço de companheiros de Santa Catarina, metalúrgicas e metalúrgicas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo se deslocaram até Chapecó para garantir o fim da ditadura de 29 anos.
O presidente da Fitmetal e dirigente da CTB, Marcelino Rocha, definiu a vitória como um feito histórico, pois ela marca o início de uma nova trajetória para a categoria em Chapecó e em todo o estado de Santa Catarina, além de representar o primeiro resultado positivo da Federação desde sua legalização junto ao Ministério do Trabalho, em janeiro de 2016.
“Começamos o ano com o pé direito. O trabalho realizado pelos companheiros e companheiras aqui em Chapecó foi contemplado com esse resultado massivo, que comprova a insatisfação da categoria em toda a região. A Fitmetal agora estará presente em mais um estado e certamente quem sai fortalecido desse processo é o sindicalismo classista”, afirmou o presidente da Fitmetal.
Fonte: Fitmetal
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.