As tentativas de entidades e de órgãos do município, em buscar reverter a decisão de fechamento da empresa Robertshaw Appliance Controls em Caxias, não tiveram sucesso. A partir desta segunda-feira (dia 1o), os cerca de 450 ex-operários da companhia começam a receber o pagamento de suas rescisões.
A diretora de Recursos Humanos da empresa, Kecy Ceccato, garante que o prazo de 10 dias do aviso prévio será cumprido, e os valores pagos corretamente neste período. Ela também agradece os esforços e propostas apresentadas na última semana, porém, reforça tratar-se de uma definição irrevogável.
O Sindicado dos Metalúrgicos deve mobilizar os trabalhadores em uma assembleia na frente da fábrica para avaliar a situação.
Na última semana, a Robertshaw Controls Appliance informou o fim das operações na cidade, onde estava estabelecida há cerca de cinco décadas.
Fonte: adaptamos de Rádio Caxias. (Notícia veiculada na manhã de 1/2/2016)
Foto: Uliane da Rosa
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.