A CTB participou ativamente do Fórum Social Mundial Temático, que terminou neste sábado (23), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O Fórum reuniu representantes do movimento social para buscar alternativas ao imperialismo.
A CTB realizou uma plenária que debateu Os desafios dos trabalhadores diante da Crise e da Ofensiva Neoliberal. “Precisamos resistir. Esse Fórum é um elemento importante, mas ele não pode mais se limitar a contestar o problema. Hoje, é necessário saber qual o caminho. A América Latina está sofrendo um cerco total. É ingenuidade achar que todos os problemas do Brasil são em consequência apenas de erros da presidenta Dilma. A orientação neoliberal é quebrar a esquerda brasileira e junto o movimento sindical, por isso, precisamos nos encorajar”, defendeu Adilson Araújo, presidente da CTB Nacional.
A marcha de abertura do evento, na terça-feira (19), reuniu 10 mil pessoas e destacou a luta em defesa da democracia e contra qualquer tentativa de golpe no país, com muitos gritos de “Fora, Cunha!”, em referência ao presidente da Câmara dos Deputados, alvo de investigação e denúncias de corrupção.
Para o presidente da CTB-BA e da FETIM, Aurino Pedreira, o Fórum cumpre um papel importante para fortalecer a luta dos movimentos sociais contra a crise e na defesa da democracia. “Os trabalhadores precisam tomar as ruas e lutar pela estabilidade política no nosso país. E o Fórum demonstrou isso. A luta incondicional contra qualquer tentativa de golpe”, disse Pedreira.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.