Notícias

Dirigente sindical baiano é eleito presidente da CTB

Geral, 26 de Agosto de 2013 às 09:10h

O 3º Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) foi encerrado neste sábado (24), em São Paulo, com a eleição da nova direção para um mandato de quatro anos (2013/2017). Adilson Araújo, bancário da Bahia, foi eleito o novo presidente. Wagner Gomes será o novo secretário-geral para o período que se inicia.

No discurso de posse, o novo presidente da CTB reforçou a disposição de luta, característica à CTB desde sua fundação, com a promessa de fazer uma gestão planejada, ousada e audaciosa. Adilson Araújo também destacou suas propostas, que incluem fortalecer a formação com a criação da Escola Sindical Nacional, ampliar a rede de comunicação e, no plano da organização, constituir uma central de apoio e logística para as entidades sindicais. "Tenham certeza de que vocês não elegeram um técnico, mas um trabalhador destemido, dedicado e comprometido com a causa da classe trabalhadora", afirmou, para em seguida sustentar sua disposição para aproximar cada vez mais dentro da CTB o sindicalismo do campo e da cidade.

O presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira, disse que a eleição de Adilson Araújo mostra a força e a representatividade dos trabalhadores da Bahia na central e aponta para um caminho de novos avanços. “A expectativa é muito positiva. Com certeza, Adilson vai conseguir para ampliar ainda mais a presença da CTB em todo país e fortalecer a unidade das centrais sindicais em torno de um projeto que garanta a valorização do trabalhador”, frisa.

DEBATES
O Congresso teve como tema “Projeto Nacional de Desenvolvimento com Valorização do Trabalho” e reuniu nos três dias debates cerca de 1,5 mil delegados dirigentes de todo o Brasil, além de autoridades.
Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, disse que sua prioridade é garantir, com o apoio do sindicalismo, uma sociedade menos desigual. “Estamos de sentinela para construir com os sindicatos e as centrais um trabalho que signifique avanços para todos”, afirmou. “Esperamos que neste Congresso a CTB possa reafirmar a convicção ideológica que originou a criação da CTB”, completou.

Por sua vez, Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, fez destacou o papel desempenhado pelos dirigentes da CTB durante as negociações com o governo federal.  “Quero manifestar meu respeito verdadeiro pela CTB e seus dirigentes. Wagner [Gomes], Pascoal [Carneiro] e Joílson [Cardoso] são brigões, mas têm uma grande lealdade, são camaradas da melhor qualidade”, afirmou.

Durante sua intervenção, o presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, exaltou a atuação dos trabalhadores como “força motriz essencial para o desenvolvimento do país”, ele destacou ainda a unidade das centrais sindicais e movimentos sociais para alcançar uma sociedade socialista. Rabelo destacou as conquistas realizadas durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, declarando que é preciso respaldar a presidenta, ele expressou que o país precisa de reformas estruturais para o desenvolvimento do país.

Com informações da CTB

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros