Notícias

Montadoras preparam novos lay-offs

Geral, 08 de Janeiro de 2016 às 17:36h

Após registrar queda de 26,6% nas vendas em 2015, a indústria automobilística brasileira inicia janeiro com novas medidas de cortes na produção. Sem perspectiva de melhoras, várias montadoras anunciam extensões do chamado lay-off (suspensão temporária de contratos de trabalho), semanas reduzidas e programas de demissão voluntária (PDV).

Na maioria das empresas, os operários ainda estão em férias coletivas e a retomada da produção deve ocorrer a partir da próxima semana. Na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), o retorno ocorrerá na terça-feira, mas cerca de 1.700 trabalhadores entrarão em lay-off até maio.

Eles vão substituir parte dos 2.300 operários que retomarão suas funções após 5 meses de contratos suspensos. Na unidade da General Motors de São Caetano do Sul (SP), um grupo de 750 operários que deveria voltar ao trabalho nesta semana teve o lay-off prorrogado até março.

Para a filial de Camaçari (BA), a Ford abriu na segunda-feira um PDV direcionado especialmente aos cerca de 2.000 trabalhadores do terceiro turno, que será suspenso a partir de março. Já os operários da Caoa/Hyundai em Anápolis (GO) retomaram atividades na segunda-feira, após um mês de férias coletivas, mas só vão trabalhar quatro dias por semana. Não haverá expediente às sextas-feiras, durante todo o mês.

Em 2015, com exceção de Honda, Hyundai, Toyota e das recém-inauguradas BMW e Jeep, do grupo Fiat, as demais montadoras, principalmente as de maior porte, adotaram medidas de corte de produção durante o ano todo. O setor opera com metade de sua capacidade produtiva instalada.

Até novembro, as montadoras demitiram 13.300 operários e novos cortes são esperados. Mas há exceções: a Jeep vai contratar neste mês 160 trabalhadores para a fábrica inaugurada no ano passado em Goiana (PE), que produz o utilitário esportivo Renegade. A Nissan também anunciou que abrirá ao longo do ano 600 postos na unidade de Resende (RJ) para iniciar a produção do utilitário Kicks.

Fonte: adaptamos de A Tarde
Contribuição de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros