O Diário Oficial da União desta quinta-feira (7) trouxe em sua página 37 a confirmação de que a Fitmetal, a partir da presente data, é uma entidade sindical devidamente regularizada junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Com isso, a Federação inicia em 2016 uma nova fase de sua trajetória em defesa da classe trabalhadora, na qual será possível ampliar sua capacidade de ação e dialogar com empresários, governos e outras entidades sindicais em um patamar mais elevado.
O registro sindical já havia sido concedido pelo Ministério no último mês de outubro, mas nesse ínterim houve tentativas de impugnações que foram analisadas – e negadas – pelos órgãos competentes, conforme corrobora a publicação do Diário Oficial.
Para o presidente da Fitmetal, Marcelino Rocha, o registro é fruto do esforço coletivo de toda a Direção da entidade. “A partir de agora teremos condições de exercer um tipo de sindicalismo diferente, com ênfase no ponto de vista da classe trabalhadora, em especial de cada metalúrgico e metalúrgica do país”, afirmou.
O secretário-geral da Fitmetal, Wallace Paz, entende que, no delicado momento vivido pelo país, a partir de agora os metalúrgicos e metalúrgicas classistas terão condições mais favoráveis para defender as conquistas sociais do país e a democracia. “Nossa luta contará com uma estrutura mais ampla. Não iremos aceitar nenhum tipo de retrocesso”, ponderou.
Fonte: Fitmetal
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.