No marco dos 15 anos do Fórum Social Mundial 2016, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, receberá a edição temática do evento entre os dias 19 a 23 de janeiro deste ano. A CTB irá participar das atividades com representantes da entidade sindical.
Criado em 2001 para se contrapor ao Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça, o Fórum Social é um espaço de debate e articulação do movimento social internacional que se reúne todos os anos desde então. Este ano o Canadá irá sediar os debates do encontro mundial.
De acordo com o presidente da CTB Rio Grande de Sul, Guiomar Vidor, o espaço foi fundamental para buscar alternativas ao neoliberalismo. "O movimento social conseguiu dar a perspectiva de que é possível construir um mundo diferente”, declarou o sindicalista, ao fazer uma retrospectiva destes 15 anos.
Vidor avalia que hoje o mundo passa por uma nova “encruzilhada” com a crise econômica e o avanço das forças conservadoras e de direita, por isso o centro do debate será a defesa da democracia e das reformas estruturais no Brasil.
Já confirmaram presença no fórum temático os ex-presidentes do Uruguai e do Brasil José Pepe Mujica e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, além de ícones de sua fundação como o sociólogo Boaventura de Souza e o cientista político Emir Sader.
Para participar das atividades é necessário fazer uma inscrição até a abertura do evento no credenciamento, localizado no território central do FST2016: no Parque da Redenção de Porto Alegre.
Outras informações na página oficial do evento.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.