Em plenária realizada no último dia 14, em Salvador, a CTB Bahia debateu a conjuntura política e econômica, avaliou as ações de 2015, festejou os 8 anos de fundação e aprovou um calendário de mobilização para os próximos meses.
Na parte da manhã, a discussão foi sobre a conjuntura econômica, com a exposição da economista e supervisora técnica do Dieese Bahia, Ana Georgina Dias.
A parte da tarde começou com um debate sobre a conjuntura política. Coube à deputada federal Alice Portugal (PCdoB) fazer uma atualização sobre o cenário político nacional, com foco principal na Câmara de Deputados, hoje o principal foco de ameaças à democracia e aos direitos sociais e trabalhistas. Em sua exposição, Alice ressaltou a importância da mobilização dos movimentos sociais para barrar o impeachment da presidenta Dilma e o retrocesso que este fato traria ao país.
A CTB definiu ainda um calendário de ações nos próximos meses, que inclui a participação na Lavagem do Bonfim, na Mudança do Garcia e no Fórum Social Mundial, além de reuniões de planejamento das secretarias e da direção da Central durante o mês de janeiro, para organizar as ações de todo o ano de 2016. (Fonte: CTB-BA).
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.