Notícias

Justiça determina reintegração de dirigentes demitidos pela TEN

Geral, 07 de Dezembro de 2015 às 12:44h

 

Após ações ingressadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jacobina/CTB, a Justiça determinou que a TEN (Torres Eólicas do Nordeste) reintegre 7 dirigentes sindicais demitidos arbitrariamente no mês passado. A decisão foi do juiz da Vara do Trabalho de Jacobina, Dr. Geovane de Assis Batista.

A empresa tem perseguidos os diretores de base por causa da atuação deles no chão de fábrica, em defesa de melhores condições de trabalho.
Em claro ataque à Legislação Trabalhista, a TEN demitiu os trabalhadores, desrespeitando a estabilidade que a atividade sindical garante aos funcionários. A Justiça ainda estabeleceu multa diária de R$ 10 mil, caso a empresa não reintegre os trabalhadores, e multa diária de R$ 1 mil se não incluir os dirigentes na folha de pagamento de dezembro.

Apesar da reintegração, a luta do Sindicato contra as demissões continua em Jacobina. Ao todo, foram demitidos 126 trabalhadores, sendo 11 deles dirigentes sindicais. O processo que tem os últimos 4 dirigentes sindicais como parte da ação ainda está aguardando a apreciação do pedido de tutela antecipada para que eles também sejam reintegrados.

As atividades na TEN estão paradas desde sábado. Os funcionários decidiram cruzar os braços em solidariedade aos colegas demitidos e só voltam ao trabalho após a empresa registrar em ata o compromisso de não demitir mais e reavaliar, junto com o Sindicato, a situação dos mais de 100 demitidos. Nesta segunda-feira (7) e também no sábado (5), os trabalhadores da TEN realizaram assembleias. Ainda nesta segunda, os funcionários demitidos fizeram uma grande caminhada no centro de Jacobina, para chamar atenção pra grave situação.

A ampla mobilização em Jacobina também conta com apoio fundamental da CTB e da FETIM. “Vamos até as últimas consequências para garantir o emprego dos trabalhadores. A TEN não tem motivos para demitir em massa. É o retrato da falta de respeito com o chão de fábrica”, diz Adson Batista, sec. Geral da FETIM.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros