Após ações ingressadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jacobina/CTB, a Justiça determinou que a TEN (Torres Eólicas do Nordeste) reintegre 7 dirigentes sindicais demitidos arbitrariamente no mês passado. A decisão foi do juiz da Vara do Trabalho de Jacobina, Dr. Geovane de Assis Batista.
A empresa tem perseguidos os diretores de base por causa da atuação deles no chão de fábrica, em defesa de melhores condições de trabalho.
Em claro ataque à Legislação Trabalhista, a TEN demitiu os trabalhadores, desrespeitando a estabilidade que a atividade sindical garante aos funcionários. A Justiça ainda estabeleceu multa diária de R$ 10 mil, caso a empresa não reintegre os trabalhadores, e multa diária de R$ 1 mil se não incluir os dirigentes na folha de pagamento de dezembro.
Apesar da reintegração, a luta do Sindicato contra as demissões continua em Jacobina. Ao todo, foram demitidos 126 trabalhadores, sendo 11 deles dirigentes sindicais. O processo que tem os últimos 4 dirigentes sindicais como parte da ação ainda está aguardando a apreciação do pedido de tutela antecipada para que eles também sejam reintegrados.
As atividades na TEN estão paradas desde sábado. Os funcionários decidiram cruzar os braços em solidariedade aos colegas demitidos e só voltam ao trabalho após a empresa registrar em ata o compromisso de não demitir mais e reavaliar, junto com o Sindicato, a situação dos mais de 100 demitidos. Nesta segunda-feira (7) e também no sábado (5), os trabalhadores da TEN realizaram assembleias. Ainda nesta segunda, os funcionários demitidos fizeram uma grande caminhada no centro de Jacobina, para chamar atenção pra grave situação.
A ampla mobilização em Jacobina também conta com apoio fundamental da CTB e da FETIM. “Vamos até as últimas consequências para garantir o emprego dos trabalhadores. A TEN não tem motivos para demitir em massa. É o retrato da falta de respeito com o chão de fábrica”, diz Adson Batista, sec. Geral da FETIM.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.