No domingo (29), a Procuradoria da República no Distrito Federal protocolou a primeira denúncia relativa às investigações da Operação Zelotes. Os procuradores pedem um pagamento mínimo de R$ 879,5 milhões como "reparação aos cofres públicos" e a decretação da perda de mais R$ 1,58 milhão em favor da União "pela prática de lavagem de dinheiro". Foram denunciadas 16 pessoas sob acusação de envolvimento nas negociações para "compra" de edição de medidas provisórias que beneficiaram o setor automotivo.
A Operação Zelotes investiga supostas fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão que é vinculado ao Ministério da Fazenda que julga recursos contra multas aplicadas pela Receita Federal. Agora, a denúncia será analisada pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira.
Entre os denunciados estão os lobistas José Ricardo da Silva, Mauro Marcondes Machado e Alexandre Paes dos Santos e a ex-secretária de Comércio Exterior no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Lytha Spíndola.
Também foram denunciados os representantes da empresa MMC, da Mitsubishi, Paulo Arantes Ferraz e Eduardo de Souza Ramos, além de Robert de Macedo Rittscher, que segundo o MPF presidiu a MMC a partir de 2010.
Fonte: Jornal do Brasil
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.