Pará: Durante as primeiras horas da manhã de terça-feira (24), dezenas de trabalhadores da mineradora multinacional Vale fizeram uma paralisação que teve início por volta das 4h30 e se estendeu até às 8h00.
O grupo de funcionários é ligado ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos do Ouro e Metais Preciosos de Minerais não Metálicos de Marabá, Parauapebas, Curionópolis e Eldorado do Carajás (METABASE Carajás).
A manifestação pacífica foi realizada na Portaria de Acesso ao Projeto N-5, no complexo de Carajás em Parauapebas, onde na oportunidade, diretores do METABASE reafirmaram a proposta de reajuste zero da Vale e intensificaram o pedido para que os trabalhadores não aceitem a proposta nem sob pressão.
Fonte: Justiça nos Trilhos (http://www.justicanostrilhos.org conheça e divulgue)
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.