O Dia da Consciência (20/11) contou com intensa programação em Salvador. O dia começou pela manhã com a Lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, que reuniu dezenas de pessoas na Praça da Sé, que fica no Pelourinho, Centro Histórico da cidade. O evento começou com a apresentação da banda Tambores de Búzios, que animou o público com seu som percussivo.
A festa ficou ainda melhor com a presença das baianas, que chegaram em um cortejo, trazendo potes com a água de cheiro, usada para lavar o pedestal onde está localizada a estátua do líder do Quilombo dos Palmares.
A Lavagem é uma tradicional manifestação cultural baiana, oriunda das religiões de matriz africana, que utiliza a água de cheiro para purificar o local escolhido para a homenagem.
Organizada pela Unegro, CTB, Instituto Luiz Gama e a Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), a Lavagem da Estátua de Zumbi está em sua sétima edição. A grande diferença deste ano foi a participação de alunos de escolas estaduais e comunitárias de Salvador. “Esta participação é muito importante, pois mostra a estas crianças e jovens que o racismo ainda existe e precisa ser combatido todos os dias. Isto fortalece a nossa luta, pois forma novos quadros, mostrando a importância de combater o racismo”, comemorou a presidente da Unegro Bahia, Sirlene Assis.
O secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Silvio Pinheiro, reforçou também a necessidade de acabar com o preconceito no mercado do trabalho. “É preciso abrir mais oportunidades para os negros nos postos de direção e comando das empresas. Não podemos mais ocupar apenas os subempregos ou aqueles com menor remuneração. Precisamos inverter esta pirâmide que só perpetua a desigualdade e o preconceito contra a população negro. Precisamos ocupar mais os espaços de poder, inclusive na política do nosso país”, acrescentou.
Durante a tarde, houve ainda duas marchas em homenagem ao Dia da Consciência Negra, uma saindo da Liberdade e outra que parte do Campo Grande. O destino final das duas foi o Pelourinho. (Fonte: CTB-BA)
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.