O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será de muitas atividades em Salvador, considerada a cidade mais negra do país. A programação começa às 10h, com a sétima edição da Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, localizada na Praça da Sé, no Centro Histórico da cidade. O evento terá apresentações culturais e artísticas, além do tradicional cortejo de baianas, que lavarão o busto do líder do Quilombo dos Palmares com água de cheiro e alfazemas.
Organizada pela Unegro, Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), CTB Bahia, FNMN e Instituto Luiz Gama, a Lavagem já entrou no calendário de manifestações do Dia da Consciência Negra em Salvador, juntamente com a marchas que cruzam a cidade durante o período da tarde.
A Marcha da Consciência Negra ganha as ruas do centro da cidade a partir das 15h, com concentração no Campo Grande e percurso até Praça da Sé. A marcha é promovida pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), que reúne dezenas de entidades do movimento negro baiano.
No mesmo horário, 15H, acontece também a 15ª edição da Caminhada da Liberdade, que sai do Curuzu em direção ao Centro Histórico.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.