Notícias

Chery anuncia que vai produzir só 5.000 carros no Brasil, em 2015

Geral, 11 de Novembro de 2015 às 14:04h

Com capacidade para produzir 50.000 veículos a cada ano, a fábrica da Chery, em Jacareí (SP), usará - neste ano - menos de 10% desse potencial. Primeira marca chinesa a se instalar no País, ela teve o azar de sua estreia coincidir com uma das mais graves crises do setor automotivo, que levará a indústria automotiva local a retroceder nove anos em volume de produção, com cerca de 2,4 milhões de veículos, depois de atingir seu ápice em 2013, com 3.700.000 unidades.
 
A Chery iniciou o ano projetando produção de 30.000 carros para 2015, número depois revisto para 20.000 e na sequência para 10.000. Agora, pelas projeções, não deve chegar a 5 mil. "Começamos num ano ruim, mas é o preço que se paga para entrar no mercado", diz o vice-presidente da Chery Brasil, Luis Curi. Há duas semanas, o executivo brasileiro está à frente dos negócios no Brasil.
 
O então presidente da companhia no Brasil, o chinês Roger Peng, retornou à China após dois anos no cargo. Curi, que acompanha a Chery desde sua chegada ao País - primeiro como importadora -, deve permanecer como o principal executivo da filial brasileira até que a matriz decida enviar um substituto para Peng. Até lá, ele se reportará diretamente ao vice-presidente global, Thomas Wong.
 
Segundo Curi, "obviamente há uma frustração", mas os chineses não estão arrependidos do investimento. Eles bancam o negócio, por enquanto, "extremamente deficitário". O próprio Curi já havia afirmado que uma produção abaixo de 25 mil carros ao ano não seria rentável.
 
"Acreditamos que o dólar continuará caro e importar será difícil, portanto quem tiver unidade local se consolidará no País, embora isso demande tempo". Ele lembra ainda que faz parte da estratégia global da Chery expandir atuação para outros mercados.
 
Fonte: Agência Estado
Contribuição de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros