Notícias

Novembro azul: a luta contra o câncer de próstata

Geral, 04 de Novembro de 2015 às 17:12h

 

Depois do “Outubro Rosa”, campanha mundial contra o câncer de mama realizada em outubro, neste mês está sendo promovido em diversos países o “Novembro Azul”, para alertar sobre o câncer de próstata. O objetivo é informar os homens da importância do diagnóstico precoce e conscientizá-los sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é a prevenção, com orientação para que os homens, principalmente quem tem 50 anos ou mais, façam o exame de próstata. "Em especial, quem possui fatores de risco, como história familiar de câncer na próstata e os homens afrodescendentes”.

“Lamentamos que alguns desses diagnósticos não sejam feitos no momento em que a doença está em estágio inicial. Por isso, a gente enfatiza muito o aspecto do exame rotineiro do homem”.

O urologista explicou que o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial e que quando os sintomas aparecem, a doença já está avançada. Alfredo Canalini destacou que com o aumento da longevidade, a incidência da doença aumentou. “Mais da metade dos tumores malignos de próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade”.

Durante o mês de novembro, especialistas da SBU farão palestras em todo o país para informar e orientar a população masculina a respeito da próstata e também as mulheres. “Elas são as grandes agentes de saúde. São elas que conversam com os maridos e os levam para o médico”, ressaltou Canalini.

Campanhas

A iniciativa nacional de prevenção Novembro Azul é desenvolvida pela   SBU em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo é motivar a população masculina a fazer exames preventivos e combater a doença.

Na Bahia, a  Lei  19.997/ 2012), de autoria do então deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), batizou o mês dedicado à campanha de Novembro Roxo, em vigor desde aquele ano. A mobilização promove ações educativas em escolas, igrejas e centros sociais.  

O objetivo é o mesmo  da campanha que utiliza a cor azul em sua nomenclatura. O deputado afirma que, nesse mês, os monumentos de Salvador ficam iluminados com a cor roxa.

Segundo ele, a escolha da coloração é resultado da fusão do azul (geralmente referido ao homem) e do rosa (à mulher), ressaltando a importância da presença feminina para o diagnóstico precoce e o tratamento feito pelos homens.

"Isso remete também à harmonia entre os sexos. É importante a participação da mulher nesta campanha. Boa parte dos homens que vão aos consultórios é levada pelas esposas", pontua Álvaro.

Programação

Dia 8 - Mutirão de Próstata, realizado pela SBU em parceria com o Laboratório Leme, no Lar Harmonia, em Piatã, das 6h às 12h. Seis urologistas estarão à disposição da população

Dia 10 - Sessão especial do Novembro Roxo, na Assembleia Legislativa da Bahia, a partir das 15h. O objetivo é reunir profissionais de saúde e a população para debater dados sobre a doença

Dia 12  - O Mutirão de Próstata da SBU será realizado no Hospital das Clínicas, no pavilhão de urologia, no 3º andar

Dia 13 - O Fórum da Saúde do Homem será promovido no Centro de Convenções e visa  debater casos de cânceres que acometem o sexo masculino

Dia 29 - O Mutirão de Próstata será feito no Hospital Agenor Paiva, na Cidade Baixa

Informações Portal CTB

Visite também:

Instituto Nacional do Câncer - Inca

Sociedade Brasileira de urologia - SBU

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros