SÃO PAULO - Trabalhadores da fabricante de aviões Embraer (EMBR3) em São José dos Campos (no Vale do Paraíba, Nordeste de SP) aprovaram proposta de aumento salarial de 9,88 por cento, afirmou a diretoria do sindicato local, nesta quinta-feira.
O reajuste foi resultado de cinco rodadas de negociação entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e o grupo patronal do setor aeronáutico, informou a entidade.
A fábrica da Embraer em São José dos Campos emprega 11.000 trabalhadores.
Em princípio, o setor havia proposto parcelar o reajuste, sendo 7,44 por cento em setembro e 2,31 por cento em fevereiro do próximo ano. Após recusa do sindicato, a proposta da empresa foi revisada para que o reajuste total seja aplicado retroativo a setembro, informou o sindicato.
Embraer 5
Com a aprovação do acordo, os 9,88 % serão aplicados a salários de até 11.835,52 reais. Trabalhadores que recebem acima deste valor terão um fixo de 1.169,35 reais.
Com informações da Agência de notícias Reuters
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.