Notícias

Metalúrgicos da General Motors fazem paralisação de advertência

Geral, 26 de Outubro de 2015 às 14:39h

Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos (SP) realizaram uma paralisação de duas horas, na sexta-feira (dia 23), após rejeitar uma proposta para retirada do direito de estabilidade para lesionados. Os trabalhadores também exigem aumento real de salários.

A proposta apresentada pela diretoria da GM refere-se à cláusula 40 da convenção coletiva da categoria, que prevê garantia de emprego ao trabalhador acidentado (também inclui doenças do trabalho).

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José, a GM é a metalúrgica que mais lesiona trabalhadores na região. Com a alteração defendida pela empresa, aqueles que adquirirem lesões após a assinatura do acordo poderiam ser demitidos.

A discussão faz parte das negociações da Campanha Salarial da categoria. Nas primeiras reuniões, a montadora já havia aceitado renovar as cláusulas sociais  por mais um ano, mas voltou atrás em sua decisão.

Na próxima quarta-feira (dia 28), haverá uma nova reunião entre diretorias da GM e do sindicato. Se não houver proposta de aumento real e manutenção dos direitos, pode haver greve por tempo indeterminado.

Cerca de 3.000 trabalhadores do primeiro turno participaram da paralisação. A produção só foi retomada às 8 horas.

Adaptamos de Nossa Jacareí
Contribuição de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros