Notícias

Categoria lamenta perda de Jaíra Santiago

Geral, 15 de Outubro de 2015 às 13:34h

Os metalúrgicos da Bahia lamentam profundamente a perda de Jaíra Maria Rodrigues Santiago, 55 anos, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (15), em Salvador. Jaíra era uma das principais lideranças sindicais da categoria e construiu uma intensa trajetória de vida em defesa dos trabalhadores.

 


Funcionária da Papaiz há 17 anos, Jaíra era dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, da FETIM (Federação dos Metalúrgicos da Bahia) e ainda Secretária Estadual de Saúde da CTB-BA. No Sindicato, foram 14 anos de grande contribuição pra categoria, principalmente nos movimentos em defesa da saúde e da mulher, tendo agido sempre com protagonismo no chão de fábrica. Por causa da dedicação e determinação, em pouco tempo se destacou como liderança dos metalúrgicos.

Militou na CTB Bahia desde a sua fundação e, em 2013, passou a fazer parte da Direção Executiva, assumindo a Secretaria de Saúde, função que desempenhou com maestria até o momento em que passou mal e precisou ser hospitalizada.  

Ela estava se preparando para participar da Conferência Estadual de Saúde. Na CTB, organizou e coordenou uma Conferência Livre de Saúde, na cidade de Itabuna, no mês de julho e gostou tanto da experiência que planejava fazer outras antes da realização da Conferência Nacional.

A perda de Jaíra deixa a classe trabalhadora de luto e uma lacuna no movimento sindical. “Hoje é um dia de luto para o movimento sindical e social da Bahia e do Brasil. Jaíra era uma militante que fazia a diferença onde quer que estivesse. Ela estava sempre disposta a participar das atividades, fosse ela uma reunião, uma caminhada ou um protesto. Não importava onde fosse a atividade lá estava ela com a seu sorriso e a sua bandeira”, diz Aurino Pedreira, presidente da FETIM e da CTB-BA.

Com informações da CTB-BA

Fotos: Arquivo FETIM

 

 

 

 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros