Jundiaí (SP): Foi oficialmente aberta na tarde do dia 29 a exposição fotográfica "Força Metalúrgica: História de Luta", no Museu do Metalúrgico. Mais de 20 painéis fotográficos retratam um pouco da história não só do Sindicato, mas também dos trabalhadores metalúrgicos.
Selecionadas a partir de um farto arquivo fotográfico do sindicato e de contribuições de trabalhadores e empresas da região, a mostra registra cenas no interior das fábricas, manifestações nas ruas, passeatas, participação em movimentos nacionais, entre outros importantes momentos.
Vários aposentados metalúrgicos foram convidados para a inauguração, pois estavam retratados em diversos quadros. Foi o caso do senhor Sigesmundo Turchet, que aparece em uma foto diante de diversos virabrequins produzidos pela Sifco. "Não era um trabalho fácil, mas tenho muito orgulho de toda essa história", conta ele.
José de Ancheita Soares, também presente na exposição, aparece em uma foto junto com um grupo de amigos, que exibem orgulhosos a finalização de uma peça. Já seu Ângelo Gutierrez Ruiz, está retratado dentro do setor de desenho de projetos da Sifco. 'Sempre fui reconhecido pelo trabalho que realizei, não tenho do que reclamar pois éramos uma grande família naquela época'.
Rose Prado, diretora do sindicato, fez a abertura oficial da mostra e agradeceu a contribuição de tantos companheiros durante esses 70 anos de história. "Foram muitas lutas, muitas conquistas. Uma história que precisa ser resgatada e valorizada", comentou ela.
A exposição fica no Museu do Metalúrgico até dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com entrada franca.
Mais informações e foto, no Jornal de Jundiaí
http://www.jj.com.br/noticias-21222-exposicao-resgata-historia-da-luta-dos-metalúrgicos
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.