O Centro de Salvador ficou lotado no último sábado (3), com a grande caminhada promovida pelas centrais sindicais e movimentos sociais no Dia Nacional de Luta em defesa da democracia, da Petrobras e por uma nova política econômica
O protesto foi convocado pela Frente Brasil Popular, da qual a CTB faz parte, e chamou atenção para a situação política e econômica do país.
A passaeata saiu do Campo Grande com destino à Praça Castro Alves e alertou a população sobre as tentativas de golpe contra a democracia, protagonizadas pelos partidos derrotados nas eleições do ano passado, com o apoio de setores conservadores da sociedade e da grande mídia.
A defesa da Petrobras como patrimônio do povo brasileiro foi outra bandeira importante do movimento. Completando 62 anos neste sábado, a empresa foi criada para garantir que as riquezas obtidas com a exploração do petróleo ficassem com o povo brasileiro.
Várias lideranças se revezaram ao microfone durante o percurso da caminhada. O movimento de mulheres, da juventude, da luta contra o racismo, dos trabalhadores sem teto, dos médicos populares, das associações de bairro, os sindicatos, o PCdoB e muitos outros se fizeram presente no ato. Já na Castro Alves, o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, falou da importância da caminhada para o movimento em defesa da democracia.
“Cumprimos aqui uma tarefa importante com esta caminhada, que mesmo em um dia de sábado, com o sol a pino reuniu um grande número de pessoas no centro de Salvador. Daqui de cima do trio, nós podemos ver a disposição com que todos participaram do ato. Isso é muito importante, pois mostra a disposição do movimento social de lutar contra os ataques à Petrobras e a nossa democracia, mas também contra esta política econômica pretendida com o ajuste do Levy. Temos clareza de que lado estamos e que não podemos deixar este golpe acontecer. Estamos em uma disputa e só vamos venceremos a nosso favor com a mobilização do povo e neste primeiro ato de rua da Frente Brasil Popular já ficou claro que conseguiremos ampliar esta mobilização”, ressaltou Pedreira.
O presidente da CTB-BA lembrou ainda dos 70 anos da Federação Sindical Mundial, que está sendo comemorado neste sábado com um grande ato em São Paulo.
(Com informações da CTB-BA).
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.