O Fórum dos movimentos sociais da Bahia, que construiu a grandiosa passeata no dia 20 de Agosto, convoca nova plenária das diversas entidades aglutinadas na luta em defesa da democracia, contra o golpe e por uma nova política econômica. O Fórum entende que devemos manter mobilização permanente como forma de impedir retrocessos políticos e perda de direitos.
PLENÁRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
16/09 – QUARTA-FEIRA, 18h, no SINDAE
O lançamento da Frente Brasil Popular em Belo Horizonte, no dia 05/09, foi um marco importante de nossa mobilização e organização. A FBP orientou a constituição de seções estaduais e na Bahia o ato de lançamento está marcado para o dia 25 de Setembro, sexta-feira, 9h, na Reitoria da UFBa. Que contará com importantes personalidades e entidades democráticas e progressistas do cenário nacional e baiano.
Outra importante decisão é a construção do Dia nacional de luta em defesa da democracia e por uma nova política econômica, agendado para o dia 03 de outubro. Data de comemoração do aniversário da Petrobrás em que iremos para as ruas lutar contra a ofensiva privatizante em curso, defendendo esse patrimônio do povo brasileiro. Em Salvador, realizaremos uma grande passeata saindo do Campo Grande, com concentração a partir das 9h.
A conspiração golpista continua. Vamos resistir e lutar por mudança de rumo no governo pela esquerda. Todos à plenária de organização e mobilização para esses dois grandes eventos programados para os dias 25/09 e 03/10.
Fórum Baiano dos Movimentos Sociais
Aurino Pedreira
Presidente da CTB-BAHIA
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.