Notícias

Produção de máquinas agrícolas cai 37,9%

Geral, 09 de Setembro de 2015 às 14:54h

A produção de máquinas agrícolas e rodoviárias no país recuou 37,9% em agosto ante ao mesmo mês do ano passado, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na sexta-feira (4).

Com o resultado de 5,6 mil unidades produzidas em agosto, o setor já acumula queda de 29,1% em 2015, na comparação com os oito primeiros meses de 2014.

As vendas internas também não seguiram bem em agosto, totalizando 4.237 unidades, o que equivale a uma retração de 34,8% frente ao mesmo mês de 2014. Até agosto, as vendas de máquinas agrícolas recuaram 28,3%.
 A produção das montadoras de veículos em um geral, incluindo carros de passeio, caminhões e ônibus, foi 18,2% menor em agosto de 2015, comparada com o mês do ano passado. Os dados também são da Anfavea.

A atividade nas linhas de montagem da Ford e Chery foram paralisadas no mês, influenciadas pela queda nas vendas.

Na General Motors (GM), Volkswagen e Mercedes-Benz, empresas que descontaram as frustrações do mercado nos trabalhadores promovendo demissões em massa, a produção também foi paralisada por greves.

O resultado leva ao acúmulo, nos primeiros oito meses do ano, de uma queda de 16,9% frente ao volume produzido um ano antes. Esse é o número mais baixo desde 2006.

Considerando apenas a produção de caminhões, a queda foi ainda mais expressiva: 57,6% em agosto. As fábricas de ônibus, por sua vez, produziram 60,8% menos do que em um ano antes.
Com estoques altíssimos, as multinacionais continuam anunciando férias coletivas, lay-off e demissões, indicando que uma recuperação do setor continua fora de vistas.

Fonte: Hora do Povo
Contribuição de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros