Lideranças sindicais classistas de toda a Bahia se reuniram no último dia 19, em Salvador, na Plenária Estadual da Secretaria de Combate ao Racismo da CTB. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários, nas Mercês.
Na pauta, o debate das ações da CTB na luta contra a discriminação racial e a escolha da delegação baiana para o 2º Encontro Nacional de Igualdade Racial da CTB, marcado para os dias 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte.
Entre as dezenas de lideranças do movimento negro presentes, a presidenta da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), Sirlene Vanessa, essaltou a parceria da CTB com a Unegro. Já Jerônimo Silva, representando o Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR), atacou a violência que atinge os jovens negros no Brasil, ao denunciar o verdadeiro “genocídio da juventude pobre e negra”.
Na coordenação da plenária, o metalúrgico Silvio Pinheiro, secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, realçou a necessidade de ampla participação da delegação baiana no encontro nacional da CTB sobre o tema. Estiveram presentes dirigentes sindciais representando 17 sindicatos filiados à central.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.