Funcionários da Gerdau de todo Brasil participaram do Encontro Nacional da Rede Sindical dos Metalúrgicos na empresa, nos últimos dias 10 e 11 de agosto,em Pernambuco. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho, Robison Rosa, representou os trabalhadores da Bahia.
A Rede Sindical dos Trabalhadores na Gerdau vai intensificar a sua atuação junto aos trabalhadores de todas as unidades da empresa no Brasil, para envolvê-los na luta por igualdade de direitos.
A Gerdau tem política de recursos humanos bem distinta em suas fábricas e isso ficou evidenciado num mapeamento apresentado pela Rede Sindical.
O mapeamento sobre as condições de trabalho levado ao encontro deixa claro que há grandes diferenças no que se refere, por exemplo, a salários, plano de saúde e Participação nos Lucros e/ou Resultados. Isso mostra o nível de exploração a que são submetidos os metalúrgicos das diferentes plantas da Gerdau.
Durante o encontro, os trabalhadores também denunciaram prática antissindicalporparte da Gerdau, através de perseguição e demissão de dirigentes sindicais, entre outras questões.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.