Notícias

EMBRAER trai os trabalhadores. De novo!

Geral, 10 de Agosto de 2015 às 15:55h

A Embraer confirmou nesta sexta-feira (dia 7) que vai abrir uma nova linha de produção dos modelos de jatos executivos Legacy 450/500 na Flórida, nos Estados Unidos. Atualmente, a produção se concentra no interior de São Paulo, fato que preocupa o Sindicato dos Metalúrgicos São José dos Campos por conta de 800 empregos diretos que poderiam ser perdidos com uma migração da totalidade da operação. 
 
A diretoria da empresa informou que as linhas existentes no interior de São Paulo serão mantidas em um primeiro momento, mas deixou em aberto o futuro das suas linhas de operação no Brasil. "O futuro balanceamento do volume de produção entre as duas linhas dependerá das condições de mercado", diz trecho da nota.
 
O mal-estar começou no início da tarde da própria  sexta-feira , quando a entidade dos metalúrgicos emitiu comunicado à imprensa dizendo que vai procurar a empresa para saber detalhes da operação, noticiada por alguns veículos como uma "transferência de linha de produção". No entanto, mesmo após a Embraer desmentir a mudança imediata, o vice-presidente do sindicato, Herbert Claros da Silva, prometeu pressionar a diretoria da empresa.
 
"Não é o que dizem os trabalhadores dentro das fábricas. O que se diz por lá é que a linha está se mudando para os Estados Unidos, e nós queremos que nos seja entregue por escrito a garantia de que isso não vai acontecer", afirmou. "A transferência do Phenom [outro modelo de aeronave], começou assim. A Embraer só nos comunicou um mês depois de ter a decisão tomada, só quando o sindicato foi em cima".
 
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos São José dos Campos, somando a operação perdida com o Phenom e a possível total migração da produção dos modelos Legacy podem representar a perda de aproximadamente 5 mil empregos (entre diretos e indiretos).
 
 
"É um crime isso que estão fazendo. A produção do Legacy só é possível por conta de pesquisa, tecnologia e trabalho da mão-de-obra nacional", completou Silva, acrescentando que protestos já estão sendo articulados para esta semana.
 
Com informações de iG
Contribuição de Marko Ajdaric

 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros